Bajouca - 40 anos de história

Publicado por Junta de Freguesia | segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011

PORTAL DA BAJOUCA
17 de Dezembro, inicio das comemorações
Conforme previsto, tiveram inicio no sábado dia 17 de Dezembro, as comemorações dos 40 anos da Bajouca, como freguesia e paróquia.
Cerca das 16 horas, realizou-se a tradicional festa da catequese, onde brilharam os mais novos e nos chamaram atenção para o verdadeiro espírito de Natal e de todas as coisas que nos distanciam dele.
Às 18h30, foi a celebração solene da Eucaristia com a presença das crianças, adolescentes e jovens da catequese, e teve como intenção principal dar graças a Deus por tudo quanto a freguesia da Bajouca conseguiu nestes 40 anos.

Sessão Solene no Salão
Tivemos de seguida uma sessão solene a que a Junta de Freguesia chamou "Assembleia de Freguesia Aberta", já que esteve aberta a toda a comunidade. Foram algumas centenas os presentes que encheram todo o espaço do salão paroquial.



A homenagem
No convite feito à população o primeiro ponto era uma homenagem aqueles que há 40 anos assumiram os destinos da freguesia e que, graças a Deus, estão todos ainda entre nós.
Depois das boas vindas dadas pelo Presidente da Junta, com todos membros da Junta e Assembleia de Freguesia presentes, foram chamados ao palco o Sr. Raul Cabecinhas, o Sr. Virgilio Sousa e o Sr. Manuel Cabecinhas Gaspar, respetivamente: presidente, secretário e tesoureiro da 1ª Junta de Freguesia da Bajouca que tomou posse há 40 anos.



Duas atas... Memoráveis
Foram lidas as duas primeiras actas da Junta de freguesia do ano de 1972. A primeira é aquela em que esta Junta é empossada e a segunda onde se descreve o montante do orçamento para o ano de 1972/1973: 31 Contos.! Foi com este montante que estes três homens contaram para uma freguesia onde não havia um metro de alcatrão.! Foi começar do nada, foi abrir caminhos que outros seguiram e graças a Deus e à coragem de um povo determinado fizemos história.
Antes de prosseguir a sessão e depois de várias questões colocadas "aos três de há 40 Anos", foi pedida uma salva de palmas de pé como agradecimento de uma comunidade inteira.

A grande questão.?
Depois de uma explicação sobre as principais preocupações da atual Junta de Freguesia, surgiu o tema incontornável: "A possível extinção da freguesia".
Durante vários minutos o Presidente da Junta explicou os passos dados até agora e disse: "Não há um plano B. Não vemos qualquer possibilidade da freguesia da Bajouca poder vir a ser extinta ou reagrupada". E explicou porquê.
Seguiram-se várias intervenções de pessoas presentes no salão com questões e propostas de todo o tipo, umas mais radicais que outras. De uma coisa ficámos com a certeza: ninguém quer nem ninguém aceita as condições propostas no tão famoso "livro verde".
Depois desta "acalorada" discussão seguiu-se o lanche convívio, com todos a conviver e, na hora do bolo, dos parabéns e do champanhe fizeram-se votos para que daqui a dez anos, (50 anos), cá estejamos todos para comemorar.


 
 

Agenda de Eventos

Bajouca na Rede